3g de creatina faz mal?
Um dos suplementos alimentares que tem sido mais utilizados por atletas e pessoas frequentadoras de academia para maximizar os resultados do treinamento e melhorar o desempenho é a creatina. No entanto, pergunta-se sempre qual a quantidade necessária para que o benefícios comecem a aparecer, quais são esses benefícios e se realmente ela pode ter efeitos colaterais que prejudicam a saúde. 3g de creatina faz mal?
O que é a creatina? 3g de creatina faz mal?
Primeiro, para saber qual a quantidade certa de ser ingerida, primeiro é preciso conhecer mais sobre essa substância e porque pode ser benéfico fazer uso dessa suplementação. A creatina é um composto de aminoácidos que pode ser sintetizado pelo corpo humano, no fígado, e transportado para o tecido muscular esquelético, onde é encontrado em maior quantidade. Sua principal função está relacionada com a regeneração de moléculas de ATP, a adenosina trifosfato, responsável pela liberação de energia dentro das células. Só essa quantidade é suficiente para suprir as necessidades energéticas durante um dia. No entanto, os praticantes de atividades físicas de alta intensidade requerem uma quantidade maior de nutrientes e energia, já que consomem em maior quantidade durante o treino.
A suplementação de creatina, portanto, aumenta a concentração de creatina na célula, e retém líquido, o que propicia a absorção de nutrientes e assim, as moléculas de ATP podem ser sintetizadas mais rapidamente. Dessa forma, a creatina atua na melhoria da performance durante o treino, permitindo treinos com cargas maiores ou de maior duração, além de auxiliar na recuperação das fibras musculares e no combate à fadiga.
Como tomar a creatina? 3g de creatina faz mal?
Para que os benefícios proporcionados pela creatina sejam atingidos em sua totalidade, é importante estar atento à recomendações de seu uso. A quantidade recomendada varia de acordo com a necessidade de cada indivíduo, com um medida de dois a três gramas por dia dissolvidas em água ou junto ao whey protein. Além disso, é importante que o consumo de água seja aumentado para que sejam evitados problemas nos rins, como a insuficiência devido a concentrações excessivas de creatina.
É importante dizer que o consumo de suplementos alimentares deve sempre ser acompanhado por um nutricionista para que os objetivos sejam atingidos e os efeitos maximizados.
Afinal, 3g de creatina faz mal?
Ingerir 3g de creatina dissolvidos em água é justamente a quantidade recomendada do produto para que não exista efeitos colaterais e problemas de saúde indesejáveis, sendo considerada a maneira correta de fazer uso da substância.