Pneu Pirelli | Quando o assunto é pneus, a marca Pirelli se destaca em autoridade no mercado e reconhecimento mundial. A marca não só é conhecida no mundo inteiro, como também é a empresa oficial de diversos modelos de veículos.
São 150 anos de história e avanço tecnológico, que fez a marca Pirelli se tornar uma das mais famosas do ramo.
Quer conhecer mais sobre a marca de pneus Pirelli? Continue lendo esse artigo!
Nesse artigo você irá encontrar:
Nesse artigo você irá encontrar:
- História do pneu Pirelli
- Onde o pneu Pirelli é fabricado?
- Sustentabilidade do pneu Pirelli
- Curiosidades da Pirelli
- Diferencial da marca Pirelli
- A Pirelli no Brasil
- Como adquirir um pneu Pirelli?
História do pneu Pirelli
A Pirelli, hoje com 150 anos, foi fundada em Milão em 1872, e tem um grande reconhecimento por ser uma marca mundial, conhecida pela alta tecnologia aplicada em seus produtos, e excelência em suas produções.
A empresa foi fundada em Milão, por um engenheiro iniciante de 24 anos chamado Giovanni Battista Pirelli. Aos poucos, Giovanni começou a produção de itens de borracha, em uma fábrica pequena, com apenas 40 operários e 5 empregados.
Em 1899, começou o início da produção da empresa em fios para telecomunicações e produção de pneus para carros e motocicletas. Pouco tempo depois, desenvolveram um pneu com grande aderência em um dos primeiros automóveis existentes.
Após esse acontecido, em 1902, foi instalada uma unidade da empresa em Barcelona, a partir daí a empresa não parou de se internacionalizar e crescer. Três anos depois, a produção de pneus atingiu uma escala industrial, sendo produzido dois tipos de pneus em 35 tamanhos diferentes. Isso permitiu com que a empresa desenvolvesse pneus para outros veículos além de carros, como ônibus e caminhões.
Depois disso, a expansão da empresa continuou, com uma filial em Londres e uma na Argentina, sendo a primeira fora da Europa. Os pneus Pirelli atingiram um patamar tão grande, que cerca de 80% dos italianos naquela época utilizavam esses pneus.
Logo após a Segunda Guerra Mundial, a empresa passou por um processo de aprimoramento de seus materiais e na tecnologia. Isso permitiu com que a empresa desenvolvesse um dos seus principais produtos, o pneu radial Cinturato, feito com fios de aço. Sua autonomia no mercado continuou, até que os pneus Pirelli começaram a ser utilizados pelas famosas montadoras Ferrari e Lamborghini.
A empresa sempre foi visionária, se permitindo aventurar por outros ramos fora do campo automobilístico. Em 2002, a marca apostou numa linha de roupas e acessórios chamada PZero. Essa marca tinha como foco principal a produção de calçados, o que rendeu em três anos, 35 milhões de euros para empresa, evoluindo para a produção de outros itens, como acessórios e roupas.
Não é atoa que a marca é um dos líderes mundiais do ramo automobilístico, se tornando uma multinacional. Além disso, o seu marketing de ponta foi essencial para a empresa ser o que é hoje no mercado mundial. Uma dessas estratégias de marketing bem conhecidas, é a produção do famoso Calendário Pirelli. Esse calendário está em vigor desde 1964, e conta com produção de grandes fotógrafos mundiais e modelos renomadas. O calendário já foi estrelado por grandes nomes como a modelo Naomi Campbell e Gisele Bunchen.
A Pirelli apostou também na experiência no mercado Premium e Prestige, com foco particular no mercado de pneus com valor mais elevado, e com tecnologias inovadoras. Além disso, a marca produz diversos tipos de produtos para carros, bicicletas e motos. Toda essa demanda foi evoluindo graças a ação de fabricantes que confiaram na marca e fizeram parte dessa história, tornando a marca uma das mais famosas do mundo.
Onde o pneu Pirelli é fabricado?
No Brasil, a marca apresenta cinco fábricas. Sendo elas em São Paulo, Rio Grande do Sul e na Bahia. A sua sede ainda se localiza em Milão na Itália, porém apresenta filiais em todo o mundo. Além disso, hoje, no Brasil mais de 50% dos veículos de passeio utilizam os pneus Pirelli.
Além de veículos de passeios, os caminhões apresentam 38% de uso de pneus Pirelli. As motocicletas não ficam de fora, isso porque 98% utilizam os pneus da marca.
A Pirelli é a quinta maior empresa do ramo de pneus do mundo. O seu foco é principalmente em produtos de alta tecnologia, e alta performance. Por isso, ela é reconhecida pela sua qualidade e ótimo desempenho.
Por ter um alto conhecimento tecnológico, a empresa é responsável por ter parcerias com montadoras líderes do mercado automobilístico. Além disso, eles oferecem diversos modelos para diversos tipos de automóveis, desde o ramo de passeio até a agricultura. Com mais de 10 mil distribuidores e varejistas pelo mundo, a comercialização dos pneus Pirelli já rodam mais de 160 países nos 5 continentes.
Sustentabilidade do pneu Pirelli
A empresa também preza pelo meio ambiental. Isso porque ela apresenta diversas iniciativas com as empresas de tecnologias sustentáveis. Sendo elas a Pirelli Labs, Pirelli Ambiente, Pirelli Real Estate, Pirelli Eco Technology e Pirelli Broadband Solutions.
Além disso, todas as suas fábricas seguem padrões de qualidade ambiental. Isso garantiu à empresa, por dois anos consecutivos, o prêmio de empresa de pneus líder no índice Dow Jones de Sustentabilidade. Esse tipo de título apresenta uma análise global de liderança em sustentabilidade, desenvolvida em 2008 pela SAM (Sustainable Asset Management). Essa empresa é responsável pela pesquisa pioneira em investimentos sustentáveis.
Além de sustentável, a Pirelli está sempre buscando colaborar com projetos sociais e o desenvolvimento de países sub-deep olvidos. Atua também de forma direta em comunidades às fábricas, projetos sociais, com ênfase na recuperação e à inclusão de crianças e adolescentes, incluindo a educação como base principal. No Brasil esses projetos são o “Programa Ame a Vida Sem Drogas”, localizado em Campinas em São Paulo. Tem também o Projeto Peteca, em Gravataí, no Rio Grande do Sul, e a Fazenda Amparo ao Menor de Feira de Santana em Feira de Santana, localizada na Bahia.
Em Santo André, desde 2004 a empresa atua como apoiadora do Projeto Guri, iniciativa realizada junto com a prefeitura , que ajuda cerca de 200 crianças. Esse projeto visa a cidadania, por meio de ensino de música e educação.
No norte do Brasil, no Acre, a Pirelli trabalha juntamente com o governo estadual, na aquisição da borracha natural extraída de forma sustentável. Esse apoio, resulta na valorização do extrativismo local, feito pelos seringueiros da região de Xapuri. Além disso, serve como estímulo econômico para a comunidade daquela região, na conservação do meio ambiente e valorização da cultura local.
A sustentabilidade juntamente com a preocupação ambiental da empresa, realiza apoio também ao Programa Nacional de Coleta e Destinação de Pneus Inservíveis da ANIP (Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos) chamado .Reciclanip. Essa empresa realiza processos que viabilizam a redução do consumo de água nas fábricas, com ações de reutilização de até 98%. Além disso, há uma gestão de refugos industriais, que apresentam índices de reciclagem acima de 75%.
A Pirelli foi a primeira companhia no Brasil a verificar seu sistema de qualidade certificado pelas normas ISO 9001. Além disso, todas as fábricas da marca presentes no Brasil possuem certificação ISO 14001. Essa certificação é responsável por comprovar a responsabilidade da empresa com o meio ambiente.
Curiosidades Pirelli
- A Pirelli se destaca com o prêmio de melhor empresa do mundo em eficiência industrial no ramo de pneus, única fabricante do continente americano a receber esse título de Total Productivity Maintenance, prêmio concedido pelo Japan Institute of Plant Maintenance (JIPM).
- A estrutura interna da Pirelli inclui um sistema de gerenciamento online integrado, que se desenvolve a partir de diversos níveis do negócio. Esses negócios envolvem suprimentos, produção, distribuição e vendas.
- Com constante inovação, a empresa desenvolveu empreendimentos no ramo também imobiliário,
- A Pirelli tem grandes iniciativas de desenvolvimento e gerenciamento no ramo imobiliário.
- Grandes modelos brasileiras já foram capas do Calendário anual Pirelli. Nomes como Adriana Lima, Gisele Bundchen e Isabeli Fontana.
- A Pirelli apresenta uma linha própria para carros de Fórmula 1.
- Em 2016 e 2018, a Pirelli foi premiada com o Oscar Masi Award for Innovation da Associação Italiana de Pesquisa Industrial.
Diferencial da marca Pirelli
Com certeza a inovação tecnológica é um dos principais diferenciais na marca, já que eles prezam principalmente pela produção de alto valor e qualidade. Além disso, o foco em pesquisas permitiu que em 2018 a empresa investisse mais de 200 milhões de euros nesta área, com foco em desenvolvimento. Aproximadamente 1900 pessoas fazem parte desse processo, em 11 países diferentes, incluindo o Brasil.
O seu foco em pesquisa é concentrado em três áreas principais, sendo produtos, processos e materiais. São mais de 150 projetos terceirizados em software e eletrônicos, 33 projetos com auxílio de universidades e 20 acordos de desenvolvimento. Além disso, são mais de 100 colaborações de pesquisa e desenvolvimento com fabricantes de automóveis, apresentando mais de 6500 patentes. Com especialização em tecnologia premium e inovadora. A empresa também possui mais de 6.500 patentes. Todo esse material permite à empresa adquirir conhecimentos específicos sobre seus produtos e materiais, além de desenvolver pneus melhores a cada ano.
A Pirelli no Brasil
A história do pneu Pirelli no Brasil começou em 1929. Essa história começou com a colaboração da empresa Conac, uma fábrica de condutores elétricos de Santo André, São Paulo. Depois disso, em 2005, a Pirelli no Brasil tirou o seu foco em energia e telecomunicações, e começou a focar no ramo de pneus apenas. E nesse mesmo ano, uma das mais importantes unidades de negócios do grupo Pirelli no mundo, localizado no Brasil, faturou 3 bilhões de reais.
Além disso, o Brasil é um importante país para os negócios da empresa. Isso porque cerca de 34% das vendas globais da empresa, são realizadas no país. No geral, a Pirelli apresenta 24 unidades industriais em 12 países. Apresentam também 3 centros de pesquisa e desenvolvimento, atividades comerciais em constante andamento em mais de 120 países, com mais de 24 mil funcionários.
No Brasil, há escritórios comerciais da empresa localizados nas principais capitais, com uma rede de venda grande e cinco fábricas pelo país, em Gravataí-RS, Campinas-SP, Santo André-SP, Sumaré-SP e Feira de Santana-BA. Essas empresas produzem pneus para diversos tipos de veículos como automóveis, camionetas,scooters, motos, bicicletas, ônibus, caminhões, tratores e veículos pesados voltados para a construção civil e uso industrial.
Como adquirir um pneu Pirelli?
O pneu Pirelli é vendido em todo o mundo. Por sua alta qualidade e autonomia no mercado, eles se encontram em qualquer lugar. No nosso site e nas nossas lojas físicas você consegue encontrar pneus Pirelli de sua preferência. Além disso, atendemos todos os preços, e prezamos primeiramente pela procedência e pela confiabilidade.
Nós temos filiais por toda Belo Horizonte, e além disso, oferecemos no nosso site. Além do nosso site, temos um blog no qual abordamos diversos assuntos acerca do mundo automobilístico, como dicas, indicações dos melhores pneus para cada tipo de carro e muito mais. Venha com a gente, e encontre os melhores pneus da região!