Comer pasta de amendoim antes ou depois do treino? – A pasta de amendoim ou manteiga de amendoim é um alimento muito utilizado por atletas e pessoas praticantes de atividades físicas devido às suas propriedades calóricas e seus índices glicêmicos. No entanto, muitas dúvidas ainda permeiam esse produto principalmente acerca da melhor hora para o consumo, antes ou depois do treino, para que suas propriedades sejam absorvidas da melhor maneira possível pelo organismo, o que propicia uma maximização dos seus benefícios.
Quando se trata de treinos de alta intensidade, fala-se em um gasto energético muito grande e, por isso, o corpo necessita repor os nutrientes necessários para o pleno funcionamento do organismo. A pasta de amendoim, então, de acordo com suas propriedades, torna-se muito mais úteis para o consumo após a realização das atividades físicas.
O seu consumo no pré-treino não vai acarretar em malefícios para o organismo – desde que se respeite as quantidades recomendadas, é claro -, mas também não vai garantir que o organismo absorva os nutrientes da melhor forma possível.
Isso se deve ao fato de a pasta de amendoim ser uma rica fonte de vitaminas e minerais, além de ser uma fonte muito equilibrada de energia, contendo os três principais nutrientes essenciais para o corpo humano: carboidrato, proteína e gorduras. Além disso, existem produtos no mercado que possuem menos gordura, ou as chamadas gorduras insaturadas, que não são prejudiciais à saúde.
Por esse conjunto de fatores, então, a pasta de amendoim é capaz de auxiliar na recuperação das fibras musculares que são rompidas após um treino de alta intensidade ou duração devido ao seu índice de proteínas, o principal aminoácido que compõe o tecido muscular. Além disso, a pasta de amendoim é um alimento que pode-se combinar com outras ricas fontes de nutrientes que precisam ser repostos, como pães, banana e outros que compõem lanches saudáveis, recomendados para atletas e pessoas que buscam ganhar massa muscular ou emagrecer.
Entre as propriedades da pasta de amendoim, pode-se destacar também o aumento da sensação de saciedade e, dessa forma, também auxilia na diminuição de alimentos muito calóricos consumidos. Além disso, a gordura presente na pasta de amendoim é capaz de auxiliar na absorção das vitaminas A, D, E e K, que são as chamadas vitaminas lipossolúveis.
É fundamental, ainda, que o consumo da pasta de amendoim seja feito da maneira correta, respeitando as quantidades recomendadas durante o dia, para que não haja um excesso. Duas colheres de sopa diárias são o suficiente para que o corpo absorva todos os nutrientes que o alimento oferece. A versatilidade da pasta é um facilitador, já que pode ser adicionado a alimentos como pães, bananas e pode ser usado ainda em sobremesas, como bolos, cookies, crepes e até mesmo brigadeiro. Além disso, é importante consultar um nutricionista para saber qual a melhor quantidade para consumir de acordo com as suas necessidades.
A pasta ou manteiga de amendoim pode ser encontrada no mercado já pronta, na forma de pasta, mas também pode ser feita em casa. É importante manter o alimento bem conservado, em recipientes de vidro, preferencialmente, e fora da geladeira para não endurecer.
Tendo em visto tudo isso que foi exposto, recomenda-se fortemente que a pasta de amendoim seja consumida após o treino pelas sua capacidade nutricional com o intuito de repor nutrientes queimados durante o treino.